domingo, 15 de maio de 2011

A importância da água em nossas vidas

A água é o constituinte mais característico da terra. Ingrediente essencial da vida, a água é talvez o recurso mais precioso que a terra fornece à humanidade. Embora se observe pelos países mundo afora tanta negligência e tanta falta de visão em relação a este recurso, é de se esperar que os seres humanos tenham pela água grande respeito, que procurem manter seus reservatórios naturais e salvaguardar sua pureza.
A água constitui um bem indispensável ao ser vivo. O Brasil é um país privilegiado: tem muita água doce, e poucas pessoas conseguem perceber que a água - "que vive caindo do céu" - pode um dia acabar. Em São Paulo, por exemplo, as pessoas rezam, apelando ao misticismo e à religião, para chover e, assim, encher as represas que abastecem a população. Acontece que pode chover e esta chuva provocar ainda mais destruição.
A água é um elemento essencial para o nosso dia-a-dia e, mais ainda, durante a pratica de atividades esportivas. É importante para a sobrevivência do homem: o corpo humano é constituído por 80% de água, sendo ela a responsável pelo transporte de nutrientes e substâncias para dentro e fora das células, além de controlar a temperatura corporal e eliminar substratos tóxicos advindos do metabolismo energético. Assim, para um bom desempenho é preciso ingerir líquidos em pequenos intervalos, visto que durante a atividade física seu corpo perde calor e, conseqüentemente, água. É preciso ingerir uma quantidade mínima de água por dia e essa quantidade vai muito além da sensação de sede.
Nem todas as pessoas têm consciência de preservação ambiental,quem joga lixo na água não tem consciência do mal que faz: o papel demora de 3 a 6 meses para se decompor; o nylon, mais de 30 anos; o pano, de 6 a 12 meses; o plástico e o metal, mais de 100 anos; o filtro do cigarro, mais de 5 anos, etc.Muitos países enfrentam sérios problemas de falta de água potável e importam água limpa.
O homem não pode viver sem água e, principalmente, sem água limpa. É preciso conscientizar toda a população sobre o uso racional da água.Preservar as riquezas coletivas - e a água é uma delas, assim como o ar - é um direito e dever de todos os cidadãos. O homem pode passar dias sem se alimentar, mas se não ingerir água diariamente pode morrer, por isso ela é um tesouro inestimável e precisa ser preservada.

2 comentários:

  1. Ata hehehe, naum eh isso que eu queria saber... Tem que postar mais coisas =) Vai em meu Blog, eu tenho: 2 Sobre Moda, 2 Sobre o meio ambiente, e * sobre ***a* rsrsrs bjiin

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esse site, é maravilhoso, eu amei muito, é tudo o que eu queria saber. Muito obrigada por postar menina ou menino, eu naum sei quem criou.. Enfim... Amei muitoo.. beijos

    ResponderExcluir