domingo, 15 de maio de 2011

O que está acontecendo com a agua do planeta?


A crise da água, pela qual o mundo vem passando, é apresentada como uma tragédia onde a humanidade é apontada como vilã.
Na melhor das intenções de promover campanhas educativas de uso responsável da água, tornou-se comum recorrer a explicações dramáticas de guerras e destruição do planeta decorrentes da escassez da água.
A essas explicações seguem explanações sobre a importância da água, além de regras, dicas e orientações
para economizarmos água nas tarefas rotineira, pontuadas por frases de efeito tipo...
Colabore com o Planeta", economize água
-"Água, poupar para não acabar", e daí ´por diante.
Esses são alguns exemplos colhidos em materiais desenvolvidos para crianças, mas a idéia central deles se repete largamente. O problema é que, deslocados de um contexto explicativo mais amplo, essas informações assumem um caráter apocalíptico, gerando angústias e incertezas que mais atrapalham do que auxiliam no processo educativo e na construção de uma efetiva consciência ambiental cidadã.
Ao associarmos o uso individual ao desperdício, e o desperdício à escassez, estamos procurando uma "solução" simplista para um problema complexo.
Para as crianças e também para grande parte da população que vivem nas cidades e que pouco ou nenhum contato mantém com nascentes, rios e reservatórios naturais, a água vem da torneira assim como o leite vem da caixinha...
Assim, fazemos crer que fechando a torneira salvaremos o planeta, muito embora o que consigamos mesmo seja uma sensação de absolvição da culpa e uma economia com a conta, que provavelmente será revertida num gasto maior com desodorantes, perfumes e dentistas.
Isso sem falar naquelas crianças mais renitentes, que, agora, cruzam os braços e defendem que não vão tomar banho ou escovar os dentes para não "acabar com a água do planeta" enquanto pais e professores, atônitos, veem seu esforço de meses e anos escorrerem pelo ralo...
Mas, sobretudo, é para as parcelas mais pobres da população que falar sobre desperdício e economia soa irônico, quando a falta de água(principalmente água potável) é uma realidade cotidiana.
A quem este discurso beneficia? A quem ele engana?

Nenhum comentário:

Postar um comentário