sexta-feira, 27 de maio de 2011

Diferença entre água destilada água deionizada


Água Destilada: É obtida pelo processo de destilação simples, separa os compostos não voláteis. Os compostos voláteis e condensáveis são coletados junto com a água destilada. É adequado para alguns usos em laboratório, como preparação de algumas soluções.
Água Desmineralizada ou água deionizada são a mesma coisa. É obtida pela passagem da água por duas colunas trocadoras de íons, uma catiônica e a outra aniônica. Também pode ser por passagem em um leito misto constituído de uma mistura das duas resinas. É adequada para aplicações que exigem água com baixa condutividade.
É adequada para as aplicações da água destilada e em laboratórios de analises clinicas.
Água ultra pura é uma água de extrema pureza, isenta de partículas, íons e substâncias orgânicas ou microorganismos. É obitida pela passagem da agua por sistemas de abrandamento como resina trocadora que substituem o calcio e o magnésio dissolvido na água por íons de Sódio, seguido de si sema de osmose reversa, que faz a remoção desses íons, seguido de um refinamento por uma série de filtros constituídos de resinas catiônicas e aniônicas. Um leito de carvão ativo para remoção de contaminastes orgânicos e finalmente um filtro físico para remoção de particulados. É usado em laboratórios analíticos onde se requer uma água de altíssima pureza, como por exemplo, nas análises por HPLC.
Atenção: Nenhuma delas é adequada para consumo humano. Naturalmente que em pequenas quantidades não vai provocar problemas, mas em grandes quantidades pode provocar um desequilíbrio eletrolítico do nosso organismo.
Para consumo humano, as especificações da água são definidas em uma portaria do Ministério da Saúde que define os padrões de portabilidade.

5 comentários:

  1. Muito bom o artigo, vlw.

    ResponderExcluir
  2. Um excelente resumo, valeu!

    ResponderExcluir
  3. A água deionizada pode ser substituida pela água mineira na produção de aromatizador de ambientes?

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito, bem simples e bem resumida.

    ResponderExcluir
  5. a agua desmineralizada pode substituir a destilada no preparao de aromatizadores de ambiente!

    ResponderExcluir